Bem-vindo, Convidado! Registrar-se RSS

Intranet idsoluction.com

Segunda-feira, 23/10/2017
Início » 2014 » Março » 2 » Android não foi projetado para ser seguro, diz chefe do sistema
17:14:58
Android não foi projetado para ser seguro, diz chefe do sistema

android

O Android é, sem dúvidas, um dos sistemas operacionais mais populares, principalmente pelo fato de possuir seu código aberto e facilitar o desenvolvimento de aplicativos. Contudo, isso também facilita que malwares e apps maliciosos se propaguem cada vez mais nos aparelhos com o OS. 

Nesta semana, o vice-presidente sênior do Google e chefe do Android, Sundar Pichai, resolveu comentar sobre o assunto durante o Mobile World Congress (MWC). Segundo o blog francês FrAndroid, Pichai disse indiretamente que o sistema não foi projetado para ser seguro. "Não podemos garantir que o Android foi construído para ser seguro", comentou o executivo. 

"O formato dele foi feito para dar mais liberdade. Quando as pessoas falam sobre 90% dos malwares para o Android, elas devem levar em conta o fato que ele é o sistema operacional mais usado no mundo. Se eu tivesse uma companhia dedicada para malwares, eu também enviaria meus ataques para o Android", completou.

O outro lado da moeda: open source também ajuda na segurança

Entretanto, como lembra o TechCrunch, isso não significa que os malwares só existam por conta do Android ser aberto. Entrevistado pelo site, Pichai disse que "existem diversas vantagens em ter uma plataforma open source do ponto de vista da segurança", pois "cada pesquisador no mundo pode inspecioná-lo, cada desenvolvedor pode inspecioná-lo" e isso "contribui muito para a segurança do Android".

Pichai ainda lembrou que a maioria dos dispositivos afetados possui versões antigas e, a cada atualização, o sistema torna-se blindado contra as ameaças mais recentes. "Com certeza você pode ter uma vulnerabilidade de segurança, mas isso não significa que Android não seja seguro", afirma. "Enquanto você estiver em um telefone capaz de ser atualizado, o Android é muito, muito seguro".
Visualizações: 59 | Adicionado por : PetterHeino | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
Nome *:
Email *:
Código *: