Bem-vindo, Convidado! Registrar-se RSS

Intranet idsoluction.com

Segunda-feira, 23/10/2017
Início » 2014 » Fevereiro » 12 » Qual tecla devo apertar para acessar o BIOS do meu computador?
23:18:58
Qual tecla devo apertar para acessar o BIOS do meu computador?

suporte técnico

Quem lê sobre informática com uma certa frequência ou lida com computadores há algum tempo, certamente, já ouviu falar no BIOS, um pequeno programa que vem pré-instalado no firmware dos computadores. Nele, é possível definir configurações básicas, como a ordem de inicialização dos dispositivos, definir data e hora ou verificar quais componentes da placa-mãe estão habilitados e funcionando adequadamente.

Para acessá-lo, basta apertar uma tecla específica num determinado momento da inicialização do computador. Algo simples, não fosse a dificuldade em determinar que momento é esse e que tecla exatamente é essa - afinal de contas, cada fabricante adota uma diferente.

Qual é o momento certo para entrar no BIOS?

O momento certo para pressionar a tecla e entrar no BIOS está naquele espaço de tempo que separa o surgimento das primeiras letras (ou logomarca do fabricante do seu computador) e a tela de inicialização do seu sistema operacional.

Se você chegou até aqui, então já passou do ponto de entrar no BIOS

Se você chegou até aqui, então já passou do ponto de entrar no BIOS

Esse intervalo de tempo está ficando cada vez mais curto e é praticamente inexistente para aqueles que utilizam SSD para inicializar o computador. Se você for um felizardo que ainda é capaz de enxergar alguma coisa antes da inicialização do sistema, então pode ser que você veja algo parecido com "Press < DEL > to Enter Setup" ou algo do tipo. Além de revelar o momento exato de pressionar a tecla, a mensagem ainda diz a você qual tecla deve ser utilizada.

Se você conseguir ver essa mensagem na inicialização do computador, então você tem duas pistas de uma só vez: o momento certa de pressionar a tecla e qual delas deve ser pressionada

Se você conseguir ver essa mensagem na inicialização do computador, então você tem duas pistas de uma só vez: o momento certa de pressionar a tecla e qual delas deve ser pressionada

Caso não consiga visualizar tal mensagem, então é provável que ela esteja escondida por trás da logomarca do fabricante do seu computador. Logo, você se perguntará...

Qual é a tecla correta para entrar no BIOS?

Isso dependerá do fabricante da sua placa-mãe. Cada um escolhe uma tecla, ou uma combinação de teclas, que melhor lhe convém. Geralmente as teclas F1, F2, F10, DEL, ESC e as combinações CTRL + ALT + ESC ou CTRL + ALT + DEL são utilizadas para acessar o BIOS, mas às vezes elas são utilizadas para outras coisas também.

Você pode tentar experimentar todas elas, apertando-as ao mesmo tempo como um louco, ou então consultar a lista de comandos separados por fabricantes abaixo.

Acer

As teclas mais comuns para acessar o BIOS em um Acer são F2 e Delete. Em computadores mais antigos, é possível que a tecla F1 seja utilizada. Se ela não funcionar, tente a combinação CTRL + ALT + ESC.

Asus

Os últimos computadores da Asus utilizam a tecla F2 como meio de acesso ao BIOS. Modelos mais antigos utilizam a tecla Delete, Insert ou até mesmo F10.

Dell

Nos computadores Dell mais novos, aperte F12 quando a logomarca da fabricante aparecer na tela. Caso não funcione, tente as teclas F1, F12 ou até mesmo F3.

Os modelos jurássicos da empresa podem usar Delete ou as combinações CTRL + ALT + ENTER, Fn + ESC ou Fn + F1.

HP

As máquinas mais recentes da HP exigem que o usuário pressione ou a tecla F10, ou ESC. Em alguns desktops o BIOS só será acessado apertando uma das seguintes teclas: F1, F2, F6 ou F11.

Os modelos HP Tablet PCs utilizam as teclas F10 e F12.

Lenovo

A fabricante chinesa de computadores utiliza as teclas F1 ou F2 para levar o usuário ao BIOS. Modelos mais antigos dos computadores exigem as combinações CTRL + ALT + F3, CTRL + ALT + INS ou Fn + F1.

Sony

Os modelos da linha VAIO exigem que o usuário pressione F2, F3 ou, às vezes, F1 para acessar o BIOS. Se o seu modelo possui a tecla ASSIST, tente mantê-la pressionada enquanto o computador liga.

Toshiba

Aposte na tecla F2 para acessar o BIOS em computadores Toshiba. Caso não funcione, tente F1 ou ESC.

Modelos mais antigos exigirão que você pressione F12 para acessar o sistema.

A marca do seu computador não está na lista?

Não tem problema. Aqui você encontra uma grande lista com várias marcas e combinações mais comuns no mercado.

Como acessar o BIOS se meu computador veio com Windows 8 e UEFI?

Os computadores que saem de fábrica com o Windows 8 pré-instalado têm um sistema de inicialização diferente que "esconde" o BIOS e nos impede de acessá-lo pressionando uma tecla. Mesmo assim, ainda é possível acessá-lo utilizando a opção de "Inicialização avançada" do novo sistema operacional da Microsoft.

Passo 1

Acesse o menu Charm do Windows 8 pressionando as teclas Windows + C. Selecione a opção "Configurações" e logo em seguida "Mudar configurações do computador" na parte inferior do menu.

Acesse as configurações do Windows 8 à partir do menu Charm

Acesse as configurações do Windows 8 a partir do menu Charm

Passo 2

Nas configurações, clique na aba "Geral" e depois procure pela sessão "Inicialização avançada". Clique em "Reiniciar agora".

Reinicie o computador no modo de inicialização avançada

Reinicie o computador no modo de inicialização avançada

Passo 2 (alternativo)

Você também pode reiniciar o computador em modo avançado clicando em "Reiniciar" enquanto segura a tecla SHIFT.

Também é possível reiniciar em modo de inicialização avançada clicando em

Também é possível reiniciar em modo de inicialização avançada clicando em "Reiniciar" enquanto mantém-se pressionada a tecla SHIFT

Passo 3

O computador reiniciará e mostrará uma tela azul com opções de inicialização. Acesse a opção "Solução de Problemas" e procure por "Opções Avançadas". Lá, clique em "Configurações de Firmware UEFI" e pronto, você terá acesso ao BIOS do seu computador.

Acesse as configurações de firmware UEFI a partir das opções avançadas na inicialização avançada

Acesse as configurações de firmware UEFI a partir das opções avançadas na inicialização avançada

Pronto, agora você sabe como acessar o BIOS no seu computador. Nos conte: que tecla você teve que apertar para acessá-lo aí?

Visualizações: 39 | Adicionado por : PetterHeino | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
Nome *:
Email *:
Código *: