Bem-vindo, Convidado! Registrar-se RSS

Intranet idsoluction.com

Segunda-feira, 23/10/2017
Início » 2014 » Junho » 15 » Três maneiras de gerenciar a digitalização corporativa
04:29:32
Três maneiras de gerenciar a digitalização corporativa

internet

Um dos maiores desafios no mercado atual para um profissional na posição de chefia no setor de Tecnologia da Informação (TI) é como levar sua companhia a digitalização total. Atualmente, há empresas que gastam mais de 25% de seus investimentos em digitalização tamanha a importância do segmento.

Para ajudar a compreender o panorama e as opções mais adequadas, o Centro para Informação de Sistemas e Pesquisas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) elaborou três maneiras de gerenciar a digitalização total numa empresa. As dicas foram elaboradas com base em estudos feitos junto a enquetes e dez cases.

Dos 2.012 chefes entrevistados, apenas 39% investem uma quantia significante em digitalização. E, apesar de mostrar algumas características distintas, os casos pesquisados revelaram um item em comum: os processos de digitalização necessitam de alto investimento.

Os outros 61% que investem menos se espalham entre seis ou sete ilhas de digitalização na empresa, que reúnem setores de operações e engenharia, além de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, produtos digitais, comunicadores e interação com cliente, a exemplo de redes sociais, mobilidade e websites.

De acordo com o levantamento, publicado pelo CIO, são três as práticas mais comuns no gerenciamento da digitalização total:

1. Convergência

Esta abordagem traz todos os investimentos de digitalização juntos sob um único executivo. Ele geralmente requer novas estruturas organizacionais para criar eficiência e sinergia, além de aumentar a reutilização. Empresas que utilizam este conceito tendem a consolidar os principais objetivos em relação a pessoas, dados, infraestrutura, competências e processos de gestão.

2. Coordenação

Aqui não há mudança na estrutura organizacional. Ao invés disso, são adicionados mecanismos para aumentar a coordenação dos grandes investimentos digitais feitos pelos setores de engenharia e operações, além dos proprietários do produto e de outros grupos empresariais. Manter a estrutura da organização inalterada reduz a interrupção, enquanto mecanismos de coordenação (a exemplo de comitês) podem ajudar as unidades a trabalharem em conjunto e facilitar a conquista das metas corporativas.

3. Pilhas separadas

O uso desta abordagem envolve o uso de pilhas separadas – estruturas de dados – com o objetivo de maximizar o valor local e evitar a sobrecarga na coordenação dos trabalhos de digitalização. Com isso, o foco da empresa é organizar a digitalização por meio de produtos e/ou empresas independentes. Aqui, capacidades são geralmente duplicadas e a contabilidade de ganhos e perdas é feita localmente.

Na pesquisa, a grande maioria (53%) optou por trilhar o caminho da Coordenação. Outros 26% preferiram as Pilhas Separadas e os 21% restantes ficaram com a Convergência.

Saber qual opção seria mais adequada para a empresa depende de seus objetivos. Com a Convergência, é possível reduzir custos e riscos e adquirir sinergias. A Coordernação é indicada para a busca de metas mais amplas em toda a companhia, como uma melhor experiência do cliente e utilização de ativos. Já Pilhas Separadas podem funcionar com mais eficiência em ambientes carentes de autonomia para maior inovação e resposta do cliente.

Muitas empresas buscam abordagens diferentes dessas para sua digitalização total. Algumas conseguem fazê-la com sucesso, entrentanto é bom lembrar que quanto mais complexo o processo fica, mais mecanismos serão necessários. E isso aumentará a dificuldade de explicação e implementação do mesmo.

Um dos papéis mais importantes dos cargos de chefia que pretendem assumir esse desafio é manter a comunicação com os membros executivos mais experientes. Assim, eles podem ajudar a escolher a melhor aborgadem. A partir da escolha, a equipe de TI pode implementá-la, aprender com os erros e usar essas lições para lidar com os sistemas incompatíveis.

Independente da abordagem escolhida, é sempre bom levar em consideração que o gerenciamento da digitalização total atualmente é tanto um desafio como grande oportunidade para os cargos de chefia e para a TI de uma empresa.

Visualizações: 44 | Adicionado por : PetterHeino | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
Nome *:
Email *:
Código *: